"Eu sou a videira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele corta; e todo que dá fruto Ele poda, para que dê mais fruto ainda. [...] Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma". Jo. 15:01-05
Translate
15 de dezembro de 2010
ENGANA QUE EU GOSTO¹
Por Ed René Kivitz¹
Ed René Kivitz Pastor, Mestre e Escritor |
As culturas devem ser lidas nas linhas e entrelinhas. As linhas falam da coisa em si. As entrelinhas falam do espírito da coisa. As entrelinhas podem distorcer e até mesmo destruir o que está dito nas linhas.
Com a cultura cristã não é diferente. Veja o exemplo da assinatura da Igreja Universal do Reino de Deus, a saber, Jesus Cristo é o Senhor. De acordo com o Novo Testamento, isso significa que devemos viver como escravos dos propósitos de Jesus Cristo: ele manda e a gente obedece, ele propõe e a gente executa, ele dirige e a gente segue, pois afinal de contas, Ele é o Senhor. Mas na cultura da IURD, e de boa parte do movimento evangélico, as entrelinhas dessa afirmação fazem com que ela signifique que Jesus pode realizar todos os seus desejos, afinal de contas Ele é o Senhor. A relação fica invertida: você clama e ele responde, você reivindica e ele atende, você pede com fé e ele lhe dá o que foi pedido, você participa da corrente de oração e se submete aos 318 pastores e Jesus faz a sua vida próspera e confortável, pois Jesus Cristo é o Senhor e você é “filho do rei”, de modo que não há qualquer motivo para que você continue nessa vida miserável, daí a segunda convocação da IURD: “para de sofrer”.
Percebe como as linhas dizem uma coisa e as entrelinhas dizem outra? O movimento evangélico é mestre em fazer confusão e promover distorção do Evangelho em virtude desse jogo de linhas e entrelinhas. Um exemplo disso é a mensagem VAI DAR TUDO CERTO, que recebi outro dia.
Eis a mensagem:
SALMO 22 VAI DAR TUDO CERTO DEUS me pediu que te dissesse que tudo irá bem contigo a partir de agora. Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos. Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória. Esta manhã bati na porta do céu e DEUS me perguntou… ‘Filho, que posso fazer por você?’ Respondi: ‘Pai, por favor, protege e bendiz a pessoa que está lendo esta mensagem’. DEUS sorriu e confirmou: ‘Petição concedida’. Leia em voz baixa… ‘Senhor Jesus: Perdoa meus pecados. Amo-te muito, te necessito sempre, estás no mais profundo de meu coração, cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos’. Passe esta oração a 5 pessoas, no mínimo. Receberás um milagre amanhã. Não o ignore. Deus tem visto suas Lutas. Deus diz que elas estão chegando ao fim. Uma benção está vindo em sua direção. Se você crê em Deus, por favor envie esta mensagem para 20 amigos. Se acredita em Deus envia esta mensagem a 20 pessoas, se rejeitar lembre Jesus disse: “se me negas entre os homens, te negarei diante do pai” Dentro de 4 minutos te dirão uma notícia boa.
Deixo de lado a crítica gramatical e o péssimo uso da língua portuguesa. Dedico minha atenção ao conteúdo da mensagem que, travestida de cristã, é absolutamente anticristã: mentirosa, fantasiosa, desprovida de qualquer sentido bíblico, desalinhada com o todo do ensino e experiência de Jesus, seus apóstolos, e seus primeiros seguidores, totalmente alinhada com os discursos baratos da auto-ajuda e da enganação religiosa, enfim, uma versão barata e piedosinha da superstição sincrética do espiritualismo popular.
A afirmação “vai dar tudo certo”, lida de acordo com as linhas do Novo Testamento, significaria, por exemplo, que os propósitos de Deus prevalecerão, a marcha da igreja de Jesus Cristo contra os poderes do mal será vitoriosa, a vontade de Deus será um dia feita na terra como o céu. Mas também significaria que os seguidores de Jesus seriam sempre ovelhas em meio aos lobos [Mateus 10:16], odiados pelo sistema sócio-político-econômico anti-reino de Deus, ameaçados de morte, rejeitados, caluniados, e perseguidos por causa do nome de Jesus [Mateus 05:10-12], e passariam por muito sofrimento e tribulação antes de receberam a vitória plena no reino eterno de Deus [Atos 14:22]. Isto é, antes de dar tudo certo, daria tudo errado.
A convicção de que
"em Cristo somos mais que vencedores"
Romanos 08:37
e que
“em Cristo Deus sempre nos conduz em triunfo”
II Coríntios 02:14,
é também acompanhada de uma profunda compreensão a respeito dos custos de se colocar ao lado de Deus e do Reino de Deus, em oposição à injustiça e aos agentes promotores e mantenedores da morte no mundo:
“Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Viemos a ser um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens. Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados! Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos; quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo.”
I Coríntios 04:9-13
Fica, portanto, muito evidente que quando os cristãos do Novo Testamento diziam que “vai dar tudo certo” estavam afirmando coisas completamente diferentes dessas afirmadas na mensagem que recebi pela internet, que diz:
“Tudo irá bem contigo a partir de agora”; “Você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos”; “Nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória”; “Cobre com tua luz preciosa a minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos”; “Receberás um milagre amanhã”; “Uma benção está vindo em sua direção”; “Dentro de 4 minutos te dirão uma notícia boa”.
Meu amigo, minha amiga, não é verdade que “tudo irá bem contigo a partir de agora”, e também não é verdade que “você tem sido destinado para ser uma pessoa vitoriosa e conseguirá todos teus objetivos”. Não se iluda, pois não é verdade que “nos dias que restam deste ano se dissiparão todas as tuas agonias e chegará à vitória”. Preste atenção: o compromisso cristão não suplica que Deus cubra com sua luz “minha família, minha casa, meu lugar, meu emprego, minhas finanças, meus sonhos, meus projetos e a meus amigos”. Na verdade, o compromisso cristão exige que você deixe de viver para seus sonhos, seus planos e seus projetos e passe a viver para Deus, pois, como ensina a Bíblia,
“o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”
II Coríntios 05:14-15,
e justamente por isso é que quem deseja seguir a Jesus deve lembrar o que Jesus disse:
“Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?”
Mateus 16:24-26.
Também não é verdade que “receberás um milagre amanhã” e que “dentro de quatro minutos te dirão uma notícia boa”.
Pelo amor de Deus, jogue fora esse evangelho açucarado, que promete o que Deus jamais prometeu, e gera falsas esperanças nas pessoas. Respeite o sofrimento e a dor das milhares de pessoas que, apesar de sua fé, e talvez justamente por causa de sua fé, passam fome, não têm mínimas condições de sobrevivência, sofrem as consequências de tragédias pessoais e fatalidades naturais, são vítimas de um sistema político e econômico cruel, que as condena à escravidão e a uma vida sem futuro. Lembre dos cristãos que vivem na África, na Índia, na América Latina, e nos rincões miseráveis do Brasil. Seja solidário com as minorias: os negros escravizados, as mulheres violentadas, as crianças abusadas, as populações indígenas dizimadas, os refugiados de guerra, os perseguidos políticos, os desaparecidos. Respeite a grandeza dos cristãos perseguidos e mortos sob a tirania do fundamentalismo terrorista islâmico (diferente do Islã) e dos regimes políticos ateístas. Pense um pouco se essa mensagem “vai dar tudo certo, todos os seus sonhos se realizarão, você vai receber um milagre amanhã” faz algum sentido na ala infantil do Hospital do Câncer, no campo de refugiados (mutilados) de Angola, ou nos casebres secos do sertão brasileiro.
Construa sua fé sobre um alicerce mais sólido. Por exemplo, o Salmo 22, aviltado com essa mensagenzinha “vai dar tudo certo”. Aliás, é bom lembrar que Bíblia não é um livro que pode ser manuseado por qualquer pessoa, de qualquer jeito. Da mesma maneira que não é qualquer pessoa que pode dar palpite a respeito do direito, de medicina, da engenharia, ou do marketing, também a teologia exige um mínimo de preparo, senão, muito preparo mesmo. Digo isso porque talvez o autor dessa mensagenzinha não saiba que o Salmo 22 é um dos Salmos messiânicos, que profetiza o sofrimento e o fracasso do Messias, que foi (1) abandonado por Deus e pelos homens [Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? Por que estás tão longe de salvar-me, tão longe dos meus gritos de angústia? Meu Deus! Eu clamo de dia, mas não respondes; de noite, e não recebo alívio! Não fiques distante de mim, pois a angústia está perto e não há ninguém que me socorra], (2) rejeitado [Mas eu sou verme, e não homem, motivo de zombaria e objeto de desprezo do povo], (3) insultado [Caçoam de mim todos os que me vêem; balançando a cabeça, lançam insultos contra mim], (4) dilacerado pela dor que lhe foi brutalmente imposta [Como água me derramei, e todos os meus ossos estão desconjuntados. Meu coração se tornou como cera; derreteu-se no meu íntimo. Meu vigor secou-se como um caco de barro, e a minha língua gruda no céu da boca; deixaste-me no pó, à beira da morte. Cães me rodearam! Um bando de homens maus me cercou! Perfuraram minhas mãos e meus pés], e por fim (5) cuspido na cara e crucificado como impostor. Para esse Messias não deu nada certo. Ele não recebeu uma boa notícia quatro minutos após sua agonia no Getsêmani, e também não recebeu um milagre no dia seguinte. No dia seguinte foi crucificado.
Mas esse Messias, apresentado pelo profeta como
“homem de dores, que sabe o que é padecer”
Isaías 53:03,
“Deus o exaltou a mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”
Filipenses 02:09-11
Isso sim é dar tudo certo.
Provavelmente alguém vai dizer que é isso o que a mensagenzinha quis dizer. Mas não foi. Nas linhas, pode ter sido. Mas no contexto da religiosidade popular e da subcultura evangélica, a mensagenzinha sugeriu que “os seus sonhos e os seus projetos” darão certo, e que você pode esperar para amanhã aquela resposta milagrosa de Deus para resolver seus problemas e dificuldades particulares, e que em quatro minutos você vai receber uma notícia boa, muito provavelmente trazendo a você uma benção na forma de conforto e prosperidade.
Em síntese, a mensagenzinha pode ser interessante, pode trazer uma esperança e um conforto para quem está lutando contra um sofrimento ou uma dificuldade medonha, e pode até mesmo trazer um alívio do tipo “eu sei que não é bem assim, mas é bom pensar que é, ou acreditar que pode ser”. Mas definitivamente essa mensagenzinha não tem nada a ver com o Evangelho de Jesus Cristo.
12 de dezembro de 2010
A PARÁBOLA DO SEMEADOR
Se eu não semear,
o Senhor da terra outro enviará.
É Ele que rega e faz crescer.
A colheita... essa não me pertence.
Começo a semear ciente."
Campo alheio,
de Ana Mônica Jaremenko.
Direitos reservados ©2010.
"O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz e não havia umidade. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, a sessenta e até cem por um."
Direitos reservados ©2010.
"O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda. Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz e não havia umidade. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram com ela e sufocaram as plantas, de forma que ela não deu fruto. Outra ainda caiu em boa terra, germinou, cresceu e deu boa colheita, a trinta, a sessenta e até cem por um."
Mateus 13:03-08Marcos 04:03-08Lucas 08:05-08
10 de dezembro de 2010
HISTÓRIA DO DIA DA BÍBLIA¹
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de todas a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.
9 de dezembro de 2010
POR QUE NATAL?
Comemoramos o Natal
porque o Verbo se fez carne!
Porque o próprio Deus quis ser
humano, como eu e você!
Guirlanda de Natal (colagem em tampa de caixa de pizza, 2010) Víctor Henrique (6 anos) c/ colaboração de Ana Mônica Jaremenko |
"No princípio era Aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio."João 01:01
"Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a Sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."João 01:14
8 de dezembro de 2010
A ÁRVORE DA VIDA
Série Bíblia & Arte¹
A Árvore da Vida (1905-1909) KLIMT, Gustav (1862-1918) |
"Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara. Então, o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal."Gênesis 02:08-09
Árvore (Brinde FIMAI 2010) ALVAREZ, Sílvio² [1965-atual] |
"O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente morrerá."Gênesis 02:15-17
"Depois de expulsar o homem, colocou a leste do jardim do Éden querubins e uma espada flamejante que se movia, guardando o caminho para a árvore da vida."Gênesis 03:24
A Árvore da Vida (FIMAI, 2010) ALVAREZ, Sílvio² [1965-atual] |
"Então, o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da rua principal da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que frutifica doze vezes por ano, uma por mês. As folhas da árvore servem para a cura das nações."Apocalipse 22:01-02
Assinar:
Postagens (Atom)
A SEARA - dez. 2013
Revista Central Gospe Shopping, v. 01, n. 01. jul-out, 2013.
Estamos revendendo produtos da Editora Central Gospel. pedidos acima de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais) podem ser pacelados em até 3x s/ juros no cartão. Pagamento via PagSeguro. Efetue seu pedido online clicando -> aqui.
BLESSED BONS NEGÓCIOS - Em Goiânia e região.
CONTATO PARA ANÚNCIOS: (62) 8403-2477 - blessed.bonsnegocios@gmail.com
Nossos outros Blogs
Links interessantes
Marcadores em Reflexões (Tags)
11 de setembro
12.303/10
1517
2011
2013
3 anos
8 de abril
Aba
abaixo-assinado
abencoar
abismo
aborto
Abraao
abraco
abrangencia
acao de gracas
acessibilidade
adocao
adoção
adolescente
adoracao
adorar
adversidade
After a while
agenda
aiatola
Ala
alimento
ALVAREZ
Alzira Pereira da Silva
AMAI
amaldicoar
amigo
amizade
amor
Anatoly
Anatoly Jaremenko
aniversario
anjo
Anne Graham
antigo
apaixonado por livros
aparencia
Apocalipse
apostasia
apple
aprovacao
areia
arraiá
arraial
arrebatamento
arrependimento
arte
arvore
Arvore da Vida
Asaph Borba
Assembleia de Deus
assinatura
atitude
ativismo
ativista
autoridade
avivamento
avo
Ayatolla
Azuza
Babel
baby boomers
balanco
bambu
banquinho
batismo
Batista
bem
bencao
BERALDO
bereano
Biblia
bicicleta
biografia
blogosfera
Boas Novas
Bombeck
borboleta
BRASIL
Brasilia
Bristol
bule
bullying
buscar
cabelo
caçador
cadeira
cafe
Caio Fabio
calcada
calendario
Camara
caminhada
caminho
campanha
cancer
careca
caridade
Carolsfeld
carta
Casa da Biblia Online
Casa do Pedro
casamento
castigo
casulo
catedrais
catedral
catolica
ceia
censura
centenario
Cesar Augusto Machado de Sousa
ceu
China
chip
cidadania
cidadao
cidade
Ciencias Biblicas
clamar
clamor
Clayton O'Lee
colheita
COLLIER
Comfort
comida
comportamento
comprometido
comunhão
comunista
concurso
Confederacoes
conflito de geraçoes
conhecimento
conjuge
consciencia
constitucional
Constituicao
construir
consumo
conto
convercao
conversão
convite
Copa
coracao
corpo
crenca
criacao
crianca
criança
crise
crista
cristao
cristianismo
Cristo
Cronicas
crucificacao
cruz
culpa
culto
cultura
cup
cura
Daniel Berg
Daniela Araujo
death
decisao
Decreto n.º 7.037
Decreto n.º 7.177
Depois de um tempo
depressao
Deputado
desafio
descendencia
Deus
dia
Dia da Biblia
Dia das Maes
Dia dos Pais
Diabo
diferenca
Dilma Rousseff
dinheiro
direito
discipulado
discipulo
divorcio
doacao
dom
domingo
Dominical
dons
dor
doutrina
droga
DUBLÍN
duvida
e-book
Ebenezer
ebook
ECA
Eclesiastes
educacao
eleicao
eleicao 2010
eleicoes
eleitor
Elias
encontro
ensino
entrevista
equilibrio
Esau
escola
escolha
Escritura
Escrituras
esperanca
esperança
Espirito
Espirito Santo
espiritual
esposo
estadio
estatuto
estigma
evangelho
evangelico
evangelism
evangelismo
evangelizacao
evangelização
evento
exposicao
Expositor
Fabio Sousa
Facebook
Faleiro
falencia
familia
família
fe
fé
FENASP
festa
ficha limpa
figueira
filha
filho
filme
financeiro
foco
fome
Fonte da Vida
formador
fracasso
frase
Freitas
futefol
gangorra
gay
gentileza
genyil
geracao
geracoes
Gilberto Carvalho
Goiania
Goiânia
Goiania Leste
Goias
Goiás
Gomes
GONÇALVES
gospel
GPS
graca
gratidao
gratuito
gravidez
Greenbelt
guerra
Guia-me
Gunnar Vingren
habito
Hagar
HEERDEN
hell
hemocentro
heranca
herança
heterogeneidade
heteronormatividade
Hiroshima
historia
Hitler
holocausto
homem
homenagem
homofobia
homossexual
homossexualidade
homossexualismo
hora
hospitalidade
Içami Tiba
ide
Igreja
ilustracao
IMCG
Imperatriz
inclusao
inferno
informacao
inimigo
iniquidade
insana
instantaneo
insuportavel
internet
interrogacao
intimidade
investimento
invisivel
iphone
Ira
Isaque
JACKMAN
Jaco
Janta
jardim
Jaremenko
JaremenkoFamily
jejum
Jeovah Jireh
Jericó
Jesus
Joao
Joaquim de Paula Rosa
jogo
Judas
judeu
julgar
justica
kairos
Katy Perry
Khamenei
kit
Kivitz
KLIMT
lagarta
Lei
Lei Federal 10.335
Lei n.º 12.303/10
leitura
lentilhas
Leste
letter
LGBTT
Liane ALVES
liberdade
liberdade de expressao
Lilian Divina Leite
limite
lingua
linguas
literatura
Livres para Adorar
livro
loja
Lost
louvor
Luaran Lins
Lucas
Lutero
luz
maconha
mae
maes
Magno Malta
mal
Malafaia
maldicao
mandamento
manifestacao
manual
Maranhão
marca
Maria do Rosario Nunes
Marisa Lobo Franco Ferreira Alves
maternidade
medo
medula
mendigo
Menestrel
mensagem
Messias
mestre
metamorfose
metodismo
Metodista
milagre
ministerio
miojo
misericordia
missao
missionario
Mizrahi
Moacir Reis
montanha
moral
mordaca
morte
most
mostarda
muculmano
mudanca
mulher
musica
nacoes
Nadarkhani
nascer
Natal
necessidade
negociar
negocio
negra
negro
neta
neto
nome
Nora Lam
novo
Novo Codigo Civil
Novo Jeito
obra
obreiro
ocultismo
Olimpiada
Olivares
ONU
opiniao
oracao
orar
orelhinha
ouvido
Pablo
pai
pais
paixao
Palavra
Palavra de Deus
Pantene
pao
papa
Para
Para salvar uma vida
parabola
paradigma
Pascoa
Pastor
Pastoral
paz
pecado
pecador
pedir
pedra
Pedro
peixe
pensamento
pequenino
perdao
perdido
PEREIRA
pesca
pescaria
peticao
PL 2285/2007
PL 2654/2003
Plano Nacional de Direitos Humanos
PLC 122/2006
PNDH
PNDH-3
pobre
poema
poesia
politica
politico
ponte
porta
Portas Abertas
povo
precipicio
presente
Principio
Principios
prioridade
privilegio
prodigo
professor
profissao
Programa Vitoria em Cristo
programacao
projeto
promessa
proposito
prospero
prostituicao
protecao
protestante
protestantismo
prova
proximo
publica
publicano
qualidade
racismo
ramada
rastro
reavaliar
Rebekah Camara
recompensa
rede
redes sociais
reflexao
reforma
Reino
Reino de Deus
relacionamento
religiao
remedio
Renata Maria
renuncia
repreensao
repressão
ressurreicao
resultado
revelacao
Revelation
Rick Warren
Rob Bell
rock
romance
romantico
Ruben Mukama
sabedoria
sabio
sacerdote
sacrificio
sal
salvacao
Salvador
salvar
sangue
Santo
Satanas
saude
SBB
seguro
semeador
semente
seminario
Senado
Senhor
Sergio Barradas Carneiro
Serie Biblia e Arte
servo
Severo
sexo
sexualidade
Shakespeare
Sharia
Shoffstall
shopping
sociedade
solteiro
solucao
solucoes
song
sorteio
Spurgeon
Steve Jobs
Strongholds
sucesso
suicidio
Sung Neng Yee
sustentabilidade
sustento
teatro
templo
tempo
tentado
tentador
tese
tesouro
Testamento
teste
testemunho
Tiananmen
tolerancia
trabalho
traducao
traicao
transformacao
transgressão
trem
Tributo
tubarão
TV
twitter
uniao homoafetiva
unidade
urso
vaca
Vai valer a pena
valer
valor
vereda
Víctor
vida
vida crista
video
violencia
violino
Voa Flor
voto
Watkins
Wesley
Wittemberg
xenofobia
YouTube
YouVersion
Zaqueu