Estou disposta a compartilhar nosso
negócio de família. Sua proposta foi-nos apresentada quando tivemos acesso ao seu manual de instruções. No início, parecia uma proposta banal. Aprofundando-nos no estudo do empreendimento, parecia-nos um negócio complexo e que não seria bem aceito pelo mercado. O empreendimento mostrava-se complexo e de alto investimento. Ainda mais para nós, que não tínhamos recursos próprios para tal proeza. Muitos conselhos nos orientavam a mudar de ideia e alterar os planos, haja vista que tudo indicava para o fracasso.
Em um tempo em que tudo tem um valor monetário, o sucesso financeiro apresenta-se como uma necessidade para cada pessoa. Outro dia, de relance, vi no Facebook de meu sobrinho o seguinte comentário: "a grana traz muitas coisas boas e bonitas". Ele acaba de completar 15 anos. O tal comentário estava acima de algumas fotos de Thor Batista, filho de Eike Batista, acompanhado de uma suposta namorada, em um ambiente de boate. Eike Batista é considerado o homem mais rico do Brasil.
"A grana traz muitas coisas boas e bonitas". É verdade, não podemos negar a afirmação de meu sobrinho. Conforto, boas escolas, cuidados com a saúde com especialistas de primeiro time, casas monumentais, carros possantes e importados, passeios e viagens exuberantes e inesquecíveis, a bajulação de outras pessoas que se aproximam não por causa de você mas por causa de seu dinheiro e influência, roupas de grife, boa comida, bebidas caras. O dinheiro pode proporcionar tudo isso e muito mais que possamos imaginar. Mas, e quando essas coisas não preenchem o vazio existencial, aquele vazio que nos faz perguntar: qual a razão de minha existência? Por que estou aqui? De onde vim? Para onde vou? O que acontecerá comigo ou com meus amados quando eu me for desta para melhor (ou pior)?
Temos tido grande sucesso. Nosso negócio de família tem se revelado um empreendimento próspero e seguro contra falências. O fracasso só poderá atingi-lo se o manual não for seguido. Aqueles que nos conhecem pessoalmente talvez perguntem: Como você diz que tem um negócio próspero e seguro, se vocês estão vivendo sem nenhum conforto, às vezes necessitando do básico para uma sobrevivência decente?
A resposta a essa pergunta está no fato de que enxergamos que o que tem realmente valor não está nesse mundo, não está nesse campo de visão básico e natural. Temos entendido o que é
"busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a
Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas."
(Mateus 06:33)
Esse tem sido o nosso negócio de família - o Reino de Deus. Desde o momento em que nos dispusemos a fazer a vontade de Deus, a proclamar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, temos sido supridos de forma espetacular, maravilhosa e miraculosa. Temos aprendido a
"viver contente em toda e qualquer situação."
(Filipenses 04:11)
Temos podido testemunhar que o Senhor está no controle de todas as coisas e que Ele nos ama. Por isso, nossas ansiedades temos aprendido a lançá-las sobre Jesus, pois sabemos que Ele tem cuidado de nós (conforme I Pedro 05:07).
Nosso sucesso é que somos uma
família unida e feliz. Não somos perfeitos, temos ainda algumas arestas a serem aparadas. Temos ainda alguns relacionamentos com parentes, próximos e distantes, a serem administrados com muito amor. Entendemos que
família é
Projeto de Deus. E estamos decididos a permanecer nesse projeto.
Temos entendido, também, que não necessitamos ser consumistas ou seguir modismos ou buscar em referenciais da mídia o padrão para nossas vidas, pois temos em
Jesus o nosso padrão. Então. escolhemos nosso modelo a ser seguido,
"tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé."
(Hebreus 12:02a)
Sim, "a grana traz muitas coisas boas e bonitas". Mas,
"que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"
(Marcos 08:36)
Se, diante de você, se apresenta a oportunidade de receber Jesus como Senhor e Salvador de sua vida,
"não endureçam o coração."
(Salmo 95:08a)
Agarre essa oportunidade. Diga - SIM!
Ah, o manual de nosso negócio... a Bíblia. Com ela, o sucesso é garantido - o Reino de Deus! Esse negócio é o que importa. Sobre os negócios desse mundo, sim, precisamos trabalhar, cuidar de nossas responsabilidades, fazer bem feito, pois, quer façamos qualquer coisa, façamos tudo para a glória de Deus (conforme I Coríntios 10:31b).
Lembrando sempre que
"onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração."
(Mateus 06:21)
Graça e Paz!
Por Ana Mônica Jaremenko
Direitos reservados ©2012.