Quando minha filha ficou grávida pela primeira vez, fui a primeira a receber a notícia contada por ela mesma. Dizia que a gravidez era intencional, que queria ser mãe. Olhei para ela e, lembro-me, senti uma imensa compaixão pelo que ela estava para viver. Distante de Deus, confundindo ilusões com sonhos... Sempre orava por ela - e ainda oro-, com a esperança de mãe, como a esperança de um pai de filho pródigo.
Lembro de falar: "Filha, coloque a mão na consciência. Com a vida que você tem levado..."
De repente, parei e senti um amor profundo por ela e pela vida que começava a brotar em seu ventre. Foi quando, pela primeira vez, entendi que amar é decisão.
Então, comecei a sonhar. Não era ilusão. Projetei em Deus aquela criança, meu descendente, como flecha ainda guardada na aljava do Senhor e que, no momento certo, no kairós de Deus, será lançada em direção ao maravilhoso propósito de Deus. Com certeza, alcançara o alvo, pois
"Eu e minha família serviremos ao Senhor" (Js. 24:15-b).
Percebi que, em Sua infinita misericórdia, Deus concedia-me uma nova chance de reeditar o amor materno. Affonso Romano de Sant'Anna escreveu que
"O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco."¹
Onde quer que eu tenha falhado como mãe, apresentava-se para mim uma nova oportunidade para amar incondicionalmente, irrestritamente, desmesuradamente, infinitamente.
Não posso voltar atrás. O passado não tem como ser mudado. Mas, posso escrever uma nova história, projetando em Deus, deixando o Espírito Santo agir. Então, tudo irá bem.
E Deus também reedita Sua misericórdia. Todo dia. Agora, em mais uma criança. Desta vez, uma menina. mais uma flecha destinada ao alvo do Projeto Eterno de Deus!
Obrigada, Senhor, por mais esta oportunidade de amar, perdoar, pedir perdão e amar mais.
Direitos reservados ©2010.
¹ SANT'ANNA, Affonso Romano de. Antes que os filhos cresçam. Disponível em: http://www.palavrarte.com/equipe/equipe_arsantanna_cdcronica1.htm. Acesso em: 01 jul. 2010."Como é feliz o homem que teme o Senhor e tem grande prazer em seus mandamentos! Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros." (Sl. 112:01-02)Ana Mônica Jaremenko.
Direitos reservados ©2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário